top of page

As mudanças climáticas estão afetando a produção das Lambic

Atualizado: 4 de dez. de 2019

A família cervejeira mais antiga do mundo pode deixar de ser produzida: o aumento das temperaturas está afetando a produção das cervejas estilo Lambic. Um recente estudo desenvolvido na Bélgica mostrou que, de 1900 para hoje, a elevação das temperaturas diminuiu em 25 dias a estação propícia para a fabricação desse estilo.

A notícia veio após a conclusão de um estudo das temperaturas realizado em Bruxelas e na região da Pajottenland, conduzido pelos cientistas Mark e Asa Stone, em parceria com Adam Harbaugh (do Lambic.info) e uma das principais cervejarias artesanais da Bélgica, a Cantillon.


Diferente das Lagers e das Ales, com adição controlada de fermento no processo, as cervejas da família Lambic são fermentadas espontaneamente, com leveduras selvagens e bactérias nativas presentes no ar. Para que a produção dê certo, é necessário que se mantenha a mesma faixa de temperatura noturna.

Tradicionalmente, a produção e a primeira fermentação da cerveja vão de de outubro a abril. Após, a bebida é transferida para barris de madeira, onde é exposta a bactérias que vivem na madeira e, após um uma nova etapa de fermentação, começa a ser maturada e envelhecida.


Este período, propício para a fabricação, encurtou de 165 dias para cerca de 140 do ano de 1900 para cá. O medo é que esse número reduza ainda mais, o que pode ocasionar o mesmo que ocorreu em 2015, quando foi necessário descartar a produção devido as altas temperaturas no Outono.

A produção de Cervejas do tipo Lambic está ameaçada devido as mudanças climáticas. Na foto, homem serve uma Lambic em taça.
A produção de Cervejas do tipo Lambic está ameaçada devido as mudanças climáticas. Crédito: Keystone USA / Zuma / Rex / Shutterstock

A Cantillon, que produz 400 mil garrafas de cervejas de fermentação espontânea por ano, alertou que sua capacidade de produzir a cerveja pode estar sob ameaça a longo prazo. Jean Van Roy, dono da Cantillon, disse ao blog Brussels Beer City que acredita que resfriar artificialmente o mosto mudará o sabor da cerveja."Financeiramente poderia ser um pouco difícil, então teríamos que mudar alguma coisa, eu odiaria fazer isso", disse ele.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page