top of page

Saiba mais sobre teor alcoólico e a importância dele na sua produção

Atualizado: 7 de mar. de 2022

Você já parou para pensar na importância que o teor alcoólico tem na sua produção?

Além de ser um importante fator de diferenciação entre estilos de cerveja, o teor alcoólico é o único parâmetro classificável dentro da Instrução Normativa 65 de 10 de dezembro de 2019¹, a qual estabelece os padrões de identidade e qualidade para os produtos de cervejaria.

No Art. 11 da IN 65 há três grupos diferentes de classificação:

I - "cerveja sem álcool" ou "cerveja desalcoolizada", aquela cujo conteúdo alcoólico é inferior ou igual a 0,5% em volume (0,5% v/v);

II - "cerveja com teor alcoólico reduzido" ou "cerveja com baixo teor alcoólico", aquela cujo conteúdo alcoólico é superior a 0,5% em volume (0,5% v/v) e inferior ou igual a 2,0% em volume (2,0% v/v); ou

III - "cerveja", aquela cujo conteúdo alcoólico é superior a 2,0% em volume (2,0% v/v).

Já no Art. 29, a IN declara obrigatória a declaração da graduação alcoólica expressa em % com tolerância de mais ou menos 0,5% v/v do que diz respeito à rotulagem do seu produto final. É uma tolerância que requer conhecimento exato dos padrões do seu produto.


O Laboratório TECDEN opera com equipamentos de última geração para entregar para você um resultado cada vez mais confiável! Trabalha seguindo os métodos analíticos da Convenção de Cervejeiros da Europa - EBC (European Brewers Convention), item exigido na IN 65 conforme Art. 19.


 

Conteúdo desenvolvido em parceria com:


TECDEN

Tecnologia Cervejeira e Desenvolvimento

Laboratório pioneiro em análises físico-químicas e microbiológicas de insumos e produtos cervejeiros. Faça a sua análise de cerveja!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page