Passo a passo para Clarificação da Cerveja com Gelatina

O uso da gelatina é uma medida corretiva muito eficiente para clarificar a sua cerveja, perfeito para incrementar a limpidez da sua cerveja. Existem diversas variações desta técnica. Neste artigo descreverei uma das formas de fazer este procedimento.


Para a utilização da gelatina, deve-se resfriar a cerveja no fermentador previamente colocando a mesma em uma temperatura próxima a 1°C. Deixe a cerveja repousar por cerca de três dias nesta temperatura e então pode ser feita a adição da gelatina, como descrito abaixo:.

  • Deve-se utilizar gelatina sem cor e sem sabor, na quantidade de 12g (a maioria dos pacotes já vem nesta quantidade) para 20 a 25 litros de cerveja.

  • Ferva 200 ml de água e espere a temperatura da mesma descer para cerca de 65°C antes de adicionar a gelatina. Sua água deve estar livre de cloro.

  • Deixe a mistura homogênea com a ajuda de uma colher esterilizada. Se a água com gelatina esfriar muito no processo, reaqueça sobre a chama do fogão ou no micro-ondas, mas não ultrapasse os 65°C para não desnaturar o colágeno da gelatina.

  • Abra o fermentador e despeje a gelatina, ainda quente, vagarosamente sobre a superfície da cerveja, como se fosse fazer um fio espiral (como o vídeo abaixo). O importante é ser constante e desenhar seu espiral para que finalize o despejo cobrindo toda a área do balde. Se você ver flocos de gelatina se solidificando imediatamente (pois a cerveja esta gelada), não se apavore e continue despejando.

  • Tampe o fermentador e deixe descansar entre 48 e 72 horas, em temperatura próxima a 1°C.

  • A gelatina neste período irá solidificar no topo e decantar, levando consigo muita levedura em suspensão.

  • Feito este descanso, pode envasar/engarrafar a cerveja normalmente.

Para clarificar sua cerveja, despeje a gelatina lentamente em movimentos circulares.

Observação: cuide com a movimentação do balde depois deste processo para não colocar o que sedimentou novamente em suspensão.


É normal que, ao utilizar gelatina para clarificar a cerveja, o processo de refermentação com priming demore um pouco mais. Já que muito do fermento em suspensão vai para o fundo do balde e acaba não indo para as garrafas na mesma quantidade, afinal de contas é por isso que você está fazendo este procedimento (reduzir o sedimento na garrafa).


Ah! Claro, não descuide da limpeza e sanitização do ambiente e utensílios envolvidos no processo. Evite ambientes que tenham correntes de ar e lembre-se que sobre a sua cerveja existe uma atmosfera rica em CO2 isolando a superfície do oxigênio do ambiente. Então quanto mais gentil for seu movimento, mais irá proteger sua cerveja da oxidação.

Para quem é vegano, a utilização de gelatina (que é um produto de origem animal) pode ferir seus princípios. Existe outro produto de base mineral como Biofine Clear que pode ser utilizado em substituição da gelatina, mas a quantidade e processo de aplicação é material para um próximo artigo aqui nesse site.

PS: Se possível, deixe sua cerveja a -0,5°C antes e depois de aplicar o processo, assim favorecemos que a gelatina também decante qualquer tipo de chill haze (proteínas) que possa ter se formado.


Você faz diferente? Tem outra técnica ou forma de aplicação? Comenta aí!

Leandro Emmel

Mestre Cervejeiro

Diretor da WE Consultoria, Mestre Cervejeiro formado na VLB (Alemanha) e professor do Curso de Cerveja Artesanal WE Brew Shop.

  • YouTube | Como Fazer Cerveja
  • Facebook | Como Fazer Cerveja

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

O Blog Como Fazer Cerveja é uma iniciativa da WE Consultoria com o intuito de expandir a cultura cervejeira.