Como o Calor afeta a produção da sua Cerveja

Atualizado: 4 de Dez de 2019

Você chega em casa depois de um dia de calor intenso, sonhando com aquela sua cerveja produzida com todo o cuidado e, na hora de experimentar, tem uma desagradável surpresa? Saiba que o calor é um fator importante para ser cuidado durante o processo de fabricação da cerveja!


Do que adianta escolher os melhores insumos, caprichar na brassagem e na fermentação, envasar com atenção e esperar a maturação se não tivermos o mesmo zelo com a bebida pronta? A cerveja feita em casa não possui conservantes e aditivos químicos, portanto, devemos tomar alguns cuidados com a sua manipulação, seja na garrafa ou no barril.

Depois de engarrafada, a cerveja leva alguns dias para ficar pronta, pois ainda há leveduras consumindo o restando do açúcar, transformando-o em etanol, CO2 e ésteres. Quando chega na pressão desejada, a cerveja deve ir para a geladeira, fazendo com que as leveduras entrem em um estado de “hibernação”, assim, se depositando no fundo da garrafa. Existem alguns estilos onde a guarda da cerveja em temperatura ambiente é recomendada, porém não devemos nos esquecer que o Brasil é um país tropical!

Quando embarrilada, também deve ser mantida sob refrigeração (salvo algumas exceções), para que se mantenha o a mais fresca possível. A exposição ao calor acelera o processo de envelhecimento da cerveja, o que geralmente é indesejado. Em bares e pubs, por exemplo, deve-se consumir a cerveja do barril em no máximo três dias, caso o barril não fique em local refrigerado. Passados estes três dias, a bebida começa a perder qualidade. Outro fator importante que deve-se levar em consideração é a pressão interna do barril. Se formos levar nossa cerveja à algum evento externo, mesmo que seja consumida no mesmo dia e extraída com bomba manual, é necessário que ela fique em um local fresco, longe do sol e do calor. A pressão interna do barril vai aumentar devido à temperatura e devemos cuidar para que não exceda a pressão suportada por ele, para evitar danos a ele e até mesmo correr riscos desnecessários.

Espero que as dicas tenham ajudado você a entender como conservar melhor a sua cerveja, afinal, nada combina mais com o verão do que uma boa cerveja, não é mesmo? Qualquer dúvida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar.


André Kley

Cervejeiro e Sommelier Cervejeiro caseiro há 10 anos, com mais de seis mil litros de cerveja produzidos na cozinha de casa!



  • YouTube | Como Fazer Cerveja
  • Facebook | Como Fazer Cerveja

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

O Blog Como Fazer Cerveja é uma iniciativa da WE Consultoria com o intuito de expandir a cultura cervejeira.