top of page

A história de um pioneiro: entrevista Werner Emmel na Revista da Cerveja

A linha do tempo da cerveja no Brasil acompanha a de Werner Emmel, fundador da WE Consultoria. Após 25 anos trabalhando na Cervejaria Brahma (atual AB Inbev), Werner decidiu se dedicar ao próprio negócio, em 1997. No princípio, o intuito era apenas fornecer consultoria para cervejarias que estavam nascendo no Brasil. Porém, ao se deparar com o desafio de encontrar matérias-primas de qualidade no país, especialmente pela dificuldade de importar malte e lúpulo, Werner decidiu ser pioneiro no mercado nacional e dar início a importação e distribuição de insumos e equipamentos para cervejarias e cervejeiros caseiros no Brasil.


Para contar um pouco desta história, a Revista da Cerveja entrevistou Werner Emmel. Confira abaixo um trecho da entrevista:

"O fundador da WE Consultoria conta, ao lado do filho, Leandro, a sua história no mercado artesanal.

Foto: Fabiane Pereira

Garrafas, livros e quadros cervejeiros decoram o acolhedor escritório de Wernel Emmel no Bairro Sarandi, em Porto Alegre/RS, onde ele nos recebeu para contar a sua trajetória no setor artesanal brasileiro. Ao lado do filho e sócio, Leandro Emmel, Werner comanda a WE Consultoria, fundada em 1997, pioneira no fornecimento de lúpulo fracionado e na venda de fermento seco aos microcervejeiros. "A honestidade, a integridade e o conhecimento que ele tem moldaram a WE a ser a empresa que é hoje e a sua importância no mercado brasileiro", orgulha-se Leandro. "Se não tivesse sido ele o corajoso a colocar o FGTS num container de lúpulo, hoje estaríamos alguns passos atrás".


Como toda boa história, essa teve um começo inesperado. Reinardo Wernel Emmel nasceu em Blumenau/SC em agosto de 1950, descendente de pai brasileiro e mãe alemã, mas foi estudar em um colégio interno de São Leopoldo/RS. Com a perda precoce do pai, ele precisou buscar uma profissão que o sustentasse logo após o ensino médio. Em Porto Alegre, havia uma vaga de aprendiz na filial da Brahma. Em 1971, Werner deu esse primeiro passo na vida cervejeira.


O INÍCIO

Como começou a sua trajetória em Porto Alegre?

Werner Emmel - Eu servi ao exército aqui e depois tinha que fazer alguma coisa. Foi então que me candidatei a aprendiz de cervejeiro na Brahma. Entrei e fiquei assim por três anos e meio. Em 1974, fui para a Alemanha fazer o curso de Mestre-Cervejeiro na faculdade técnica de Munique, Weihenstephan. Estudei por dois anos e voltei formado cervejeiro.


Voltou para a filial Continental, da Brahma?

Werner - A primeira unidade em que trabalhei como cervejeiro foi a Cibebe - Cia. de Bebidas da Bahia, em Camaçari/BA. Fiquei lá três anos - foi quando o Leandro nasceu. Da Bahia, voltei para o Sul e comecei a trabalhar na Maltaria Navegantes, em Porto Alegre, onde fiquei até 1986."


Para ter acesso a entrevista na íntegra, confira a edição aqui e garanta a sua! Saiba mais sobre a Revista da Cerveja.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page