Já pensou em fazer uma fruit beer?

Atualizado: 4 de Dez de 2019

Fazer cerveja é fazer arte, e como toda arte, o limite é a imaginação!

Foi por causa da imaginação de um cervejeiro que nasceram as Fruit Beers.

Fruit Beer. Como usar frutas na fabricação da cerveja?

Como o próprio nome diz, as Fruit Beers são cervejas de qualquer estilo com a adição de frutas na sua composição. Você pode utilizar a fruta da sua preferência e no estilo de cerveja que preferir, essa composição vai do gosto (ou loucura) do cervejeiro! Mas, se for a sua primeira fruit beer, o ideal é começar por um estilo mais leve e "simples", como por exemplo uma Blonde Ale (American Pale Ale) ou uma Witbier, por exemplo.


O momento da adição das frutas depende do estilo escolhido, do teor alcoólico, da quantidade de frutas e, principalmente, do gosto do cervejeiro:

- Na mostura: contribuirá com cor e açúcares fermentáveis, como glicose e frutose; - Na fervura: contribuirá com mais cor do que na mostura e com açúcares; - Na fermentação: contribuirá com um pouco menos de cor do que na mostura mas com açúcares e com aroma; - Na maturação: contribuirá com um pouco menos de cor porém com mais açúcares e aroma do que na fermentação.

A opção pela adição das frutas na fase quente (mostura e fervura), implica em lavar bem as frutas, cortá-las e adicioná-las. A opção pela adição das frutas na fase fria (fermentação e maturação) implica em, além de lavá-las bem, sanitizá-las antes de cortá-las e adicioná-las no balde fermentador/maturador. O cuidado deve ser redobrado para que não haja risco de contaminação.


Outra maneira de adicionar frutas na cerveja é cozinhando e fervendo as frutas numa panela cervejeira até que virem uma "uma geleia". O uso de açúcar (high-maltose ou sacarose, por exemplo) é opcional (se usado, tenha cuidado com a quantidade a ser adicionada).

Pode-se adicionar essa "geleia" em qualquer momento, pois estará estéril, ou ainda ser congelada para futuro uso, seja para ser adicionada em uma cerveja, seja para se fazer uma sobremesa, quem sabe até para harmonizar com a sua Fruit Beer!




André Kley

Cervejeiro e Sommelier

Sommelier e Cervejeiro caseiro há 10 anos, com mais de seis mil litros de cerveja produzidos na cozinha de casa!

  • YouTube | Como Fazer Cerveja
  • Facebook | Como Fazer Cerveja

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

O Blog Como Fazer Cerveja é uma iniciativa da WE Consultoria com o intuito de expandir a cultura cervejeira.