Preparando as rolhas para o envase da sua bebida

Atualizado: 4 de Dez de 2019

Seja para cerveja (em especial as Bière Brut), vinho ou espumante, as rolhas precisam ser preparadas e higienizadas antes do envase.


Tradução e adaptação Livre de: Preparing Your Corks When Bottling Homemade Wine de Ed Kraus¹.

Preparar corretamente as rolhas para engarrafar cerveja, vinho ou espumante é muito importante. As rolhas, além de serem sanitizadas, também precisam ser amolecidas (apenas o suficiente) para permitir o seu arrolhamento com mais facilidade.


Existem duas maneiras básicas de proceder à esterilização e amaciamento das rolhas de cerveja, vinho e espumante:

  • a submersão das rolhas numa solução de metabissulfito de sódio e água fria;

  • a exposição das rolhas em vapor de água fervida.


Usando água fria

O metabissulfito de sódio e a água fria formam uma solução que irá higienizar as rolhas. Esta solução também pode amaciar as rolhas se elas permanecerem de molho o tempo suficiente, geralmente durante uma noite, e é muito simples de fazer.


Misture 1/8 de colher de chá de metabissulfito de sódio para cada litro de água e mergulhe as rolhas na solução. As rolhas irão flutuar, então, procure usar um pote com tampa para facilitar. Encha o recipiente com a solução, coloque as rolhas e tampe, de modo que o recipiente fique completamente cheio.


Deixe as rolhas de molho o tempo suficiente para que fiquem ligeiramente macias. Tempo demais deixará as rolhas esponjosas. Remova as rolhas da solução sanitizante e deixe escorrer por alguns minutos em uma peneira, coador ou algo parecido, previamente sanitizado.


Método à vapor

Este método é mais rápido do que o anterior, mas é preciso ter cuidado. É muito fácil passar do “ponto” e acabar deixando as rolhas muito esponjosas e difíceis de serem colocadas sem se partirem.


Além disso, muito calor nas rolhas por muito tempo fará com que elas se tornem quebradiças e quebrem mais tarde quando forem retirados da garrafa. O calor excessivo desnatura a rolha, fazendo com que ela se deteriore enquanto estiver na garrafa.


Ferva água em uma panela por alguns minutos e apague o fogo. Coloque as rolhas na água e tampe a panela. Em apenas 2 ou 3 minutos as rolhas devem mostrar alguns sinais de amolecimento. Quando sentir que a rolha já começou a amolecer, lave-a em água fria (previamente fervida e resfriada) para resfriá-la. Então, elas estarão prontas para o uso.


Importante: Sob nenhuma circunstância é recomendado preparar as rolhas com vapor por mais de 5 minutos.


Rolhas de Champagne, também utilizadas em cervejas, podem ser preparadas da mesma forma que as de vinho

Por fim, escolher o método para preparar as rolhas para o engarrafamento é pessoal. Utilize aquele que se adapta melhor ao seu estilo, aos seus equipamentos e ao seu tempo disponível.


¹ Ed Kraus é um cervejeiro e produtor de vinho, proprietário da E.C. Kraus desde 1999. Há mais de 25 anos ele ajuda pessoas a produzirem cervejas e vinhos melhores.

Texto original disponível na íntegra em: https://blog.eckraus.com

André Kley

Analista Cervejeiro

Cervejeiro caseiro há quase 10 anos, com mais de seis mil litros de cerveja produzidos na cozinha de casa!

  • YouTube | Como Fazer Cerveja
  • Facebook | Como Fazer Cerveja

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

O Blog Como Fazer Cerveja é uma iniciativa da WE Consultoria com o intuito de expandir a cultura cervejeira.