Saiba como escolher o fermento certo!

Atualizado: Mai 4

Você sabia que é possível fazer diferentes estilos de cerveja usando a mesma combinação de malte e lúpulo, trocando apenas o fermento da receita?


Escolher o fermento certo para sua cerveja pode parecer uma tarefa simples, mas existem diversos fatores que você deve considerar antes de definir os insumos da sua receita.

Para ajudar você na escolha do fermento da sua próxima brassagem, separamos as quatro principais características que você deve prestar atenção e explicamos o porquê!


ATENUAÇÃO APARENTE:

É a porcentagem de açúcares do mosto que o fermento realmente fermenta. Variam entre baixa atenuação (abaixo de 72%), média atenuação (entre 73% e 77%) e alta atenuação (acima de 78%).



O Fermento SafAle BE-134 possui 90% de atenuação aparente, ou seja, é um fermento de alta atenuação, resultando em uma cerveja equilibrada e refrescante, como cervejas belgas estilo Saison.







FLOCULAÇÃO:

Se refere a capacidade de aglutinação do fermento em flocos que, ao atingirem certo peso, se deslocam para o fundo do fermentador (o que chamamos de sedimentação). Fermentos com baixa floculação são mais lentos e permanecem suspensos mesmo após a fermentação, como no caso das cervejas Weiss.




O Fermento SafAle S-04 possui uma ótima floculação, deixando a cerveja límpida após a maturação. É o preferido para cervejas claras como Blond Ales.









TOLERÂNCIA AO ÁLCOOL:

Define quanto de álcool o fermento tolera até parar de fermentar. Para garantir a fermentação correta, sempre escolha um fermento que sobreviva além da graduação alcoólica que você espera da sua cerveja.



Com uma boa taxa de tolerância ao álcool (até 10,5% ABV), o Fermento SafAle K-97 pode ser usado para uma grande variedade de estilos, em especial as cervejas belgas de trigo.







TEMPERATURA DE FERMENTAÇÃO:

Define a melhor faixa de temperatura para o seu fermento trabalhar. Em temperaturas mais elevadas que o recomendado, o fermento produzirá ésteres e possivelmente deixará off-flavors na sua cerveja. Abaixo da temperatura indicada a fermentação será lenta.





A temperatura ideal para o Fermento SafLager S-23 é de 12 a 15°C. Por isso ele é recomendado para cervejas lagers que necessitam de uma baixa temperatura, como a Bohemian Pilsener.







Fonte: How to Choose a Yeast Strain, de Dave Carpenter.

  • YouTube | Como Fazer Cerveja
  • Facebook | Como Fazer Cerveja

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

O Blog Como Fazer Cerveja é uma iniciativa da WE Consultoria com o intuito de expandir a cultura cervejeira.