top of page

Vamos falar sobre weiss?

Atualizado: 4 de dez. de 2019

A Weissbier (Weizenbier, ou simplesmente Weiss) é uma cerveja produzida a partir do malte de trigo. É uma cerveja clara, refrescante, com alta carbonatação, final seco e com toque "aveludado" para nosso paladar. Seu aroma remete à cravo e banana, sendo que alguns fatores podem interferir deixando mais intenso ou leve, entre eles a cepa da levedura e a temperatura de fermentação.


Por conter mais proteínas do que a cevada, a cerveja de trigo tende a formar mais espuma no copo e mantê-la por mais tempo, dando também a sensação de um corpo macio, cremoso e aveludada na cerveja.

A Weiss é uma cerveja não filtrada, onde a turbidez faz parte do seu visual, principalmente quando se adiciona a levedura ao copo no seu serviço (ao servir), dando o aspecto de uma cerveja levemente turva, com um colarinho bem formado e aromas distintos das outras cervejas. Embora exista versões filtradas e serviços onde não se adiciona a levedura, é mais bonito ver a levedura se misturando à cerveja, já que intensifica os aromas e sabores.


Tradicionalmente, as cervejas do tipo weiss são feitas com 50% de malte Pilsen e 50% de malte de trigo branco, podendo ter versões com outras variações. A dificuldade em se usar mais malte de trigo do que de cevada é na sua filtração, já que o trigo não possui as cascas como a cevada.


Os maltes de trigo e os especiais (tostados, torrados e caramelizados) baixam o pH do mosto mais do que os maltes bases. A maior diferença é quando usamos os maltes especiais, dosamos proporções menores em nossas receitas. Entretanto, em uma Weiss, por exemplo, a proporção usada é bem maior! Portanto, esteja atento e regule bem a proporção água/malte, para que sua cerveja não fique ácida. Pode-se usar algum equipamento para medir o pH, como PHmetros ou fitas medidoras de pH.


Tradicionalmente os lúpulos utilizados são alemães e o método da decocção, usado mais frequentemente no passado, pode ser empregado, enquanto a levedura usada é específica para o estilo.

 

Pensando em fazer uma Weiss mas ainda não tem a sua receita? Conheça o Kit Sommer Weiss da WE Consultoria! Uma receita elaborada por mim para você aproveitar todo sabor e refrescância de uma Weiss de verdade!


 

André Kley

Cervejeiro e Sommelier Cervejeiro caseiro há quase 10 anos, com mais de seis mil litros de cerveja produzidos na cozinha de casa!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page